segunda-feira, 8 de abril de 2013

TERNO OU COSTUME?


Terno por definição quer dizer três peças que originalmente siginificava paletócalça e colete. Com o desuso do colete pelos homens adotou-se a denominação de Costume, mas que normalmente chamamos de Terno. Errado ou não, a força da palavra Terno permaneceu para a duplapaletó e calça até os dias atuais. Vende-se Terno sem Colete ou Terno com Colete. Aliás é bem difícil encontrar ternos com colete para vender nas lojas dedicadas aos trajes masculinos.

Se considerarmos que colete não é obrigatório nos trajes sociais, mas que a gravata é indispensável está formado aí o novo trio para por fim a tantas dúvidas e polêmicas. O colete é ideal para os dias frios e confere maior elegancia ao vestuário formal. Os antigos eram feitos em tecidos brilhosos, brocados e até bordados e foram adotados na Inglaterra por volta de 1660. Depois tornaram-se discretos quando evoluiu para o mesmo tecido dos paletós criando-se o conceito de Terno. Na verdade os coletes são oriundos da Roma Antiga quando eram feitos de ferro para proteger os soldados nas batalhas.


A palavra Costume adveio dos Costumes de Mulher e siginifica alfaiataria e comercialização de trajes feitos à mão, sob medida. Encomenda personalizada ou “customizada”. Entretanto acostumou-se a chamar de Costume até mesmo os ternos industrializados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário